O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que oficializa o forró como manifestação cultural nacional no Brasil. O mérito por tornar o forró uma manifestação cultural nacional vai para o deputado federal Zé Neto, representante do PT da Bahia, que propôs o projeto. O forró, um gênero musical e uma dança que evocam a beleza e a riqueza das tradições do Nordeste do Brasil, agora recebe o merecido reconhecimento em nível nacional. Com essa inclusão, o forró se torna a décima segunda manifestação cultural a ser oficialmente reconhecida no Brasil desde 2010. Esse passo é um marco importante na preservação e promoção das nossas ricas tradições culturais.
Essa conquista coloca o forró ao lado de outras expressões autênticas brasileiras, como as escolas de samba e as festas juninas, reconhecidas como elementos fundamentais de nossa cultura.
A cultura é uma parte fundamental da identidade nacional, e o reconhecimento do forró como patrimônio cultural é um ato que celebra a diversidade e a autenticidade de nossas expressões culturais.